Contato:

2217-9479

8159-2276

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Entendendo um pouco sobre metabolismo.

Ao tentarmos ,analisar,questionar ou compreender uma atividade física,temos que saber ao menos o que é metabolismo?e como funciona? para entendermos a utilização de substratos em diversos tipos de atividades físicas.
Metabolismo seria qualquer reação química que ocorra na célula,podendo agir em duas direções.No Anabolismo onde há um aumento na quantidade de energia da celula,isso ocorre penas em repouso,exemplo:aumentando tecido gordo e massa muscular e outros nutrientes que a celular necessitar.
Já o Catabolismo compreende a uma perca de nutrientes e diminuição da célula,um exemplo disso seria seria a utilização de lípidios em uma atividade aeróbica onde necessitariamos fazer hidrólises para a quebra e utilização dos triglicérios,o que faria ter uma diminuição das células de gordura(adipocitos).
Repouso e dieta são fundamentais para controlar ambos.

Exemplo rapido,simples e pratico.
Um individuo que faz um treino visando hipertofia,antes de ir para a academia deverá se alimentar, aumentando assim seu estoques de energia principalmente no que diz respeito ao Glicogênio,ao aumentar seu estoque de energia estará em processo anabólico,ao chegar na academia e começar seu treino,passará a utilizar seus estoques havendo uma perda,e quando há uma perda estamos em processo catabólico.Ao terminar seu seu treino esse individuo irá se alimentar tanto para repor seus estoques de carboidratos quando para sua sintese protéica,voltando ao anabolismo.


Jesiel Dias de Mesquita,Pós graduando treinamento Desportivo na Uni-FMU(2008).

Nenhum comentário: